Reformas de Lutero
Chegamos a Falar sobre a reforma Luterana, onde detinha um forte componente político contra os dogmas da igreja católica, onde Lutero criticava certos conceitos adotados pela igreja como o fato dela designar cargos da igreja para pessoas da nobreza sem nenhuma preparo,a venda de indulgências para a salvação, quantidade imensa de riqueza e terras da igreja, entre outras coisas, criando 95 teses criticando a igreja. Lutero foi considerado um herege e perseguido pela inquisição da igreja, porém nobres que eram adeptos a seus conceitos, o refugiaram e nesse tempo ele traduziu a bíblia para o Alemão, para a livre interpretação de todos. Com o apoio de boa parte do povo que gostaram da ideia que Lutero pregava sobre a salvação pela fé e não da compra de indulgências, começou-se uma guerra civil religiosa, que posteriormente só se encerrou com a permissão dos príncipes de escolherem a religião oficial de cada região. A esse movimento damo o nome de Reformas de Lutero.
Reformas de Calvino
Diferentemente de Lutero, Calvino não teve como principal ferramente a critica em si da igreja católica. Sua ideia de religião advinha da transformação que estava ocorrendo até então, da formação do mundo capitalista e burguês. Para ele, a salvação só pode ser atingida por meio da fé, porém para ele, o homem já é pecador por natureza. Logo, somente Deus pode designar essa salvação, e é por meio do acumulo de riquezas. Segundo as ideias de Calvino, o homem só agrada a Deus quando a pessoa atinge seu sucesso econômico, ou seja, quando ela se enriquece. Uma dos trechos ditos pelo próprio Calvino: " Deus chama a cada um para uma vocação particular cujo objetivo é a glorificação dele mesmo. O comerciante que busca o lucro, pelas qualidade que o sucesso econômico exigem: o trabalho, a sobriedade, a ordem, responde também o chamado de Deus, santificando do seu lado o mundo pelo esforço e sua ação é santa."
Essa ideia foi bem aceita pela elite burguesa local, e sua religião ganhou amplos poderes econômicos e político sem relação aos cidadães, valorizando o trabalho e acumulo de riquezas.
Reformas Anglicana
A reforma Anglicana teve mais um caráter pessoal e dinástico iniciado pelo rei Henrique VIII. Embora já tivesse uma filha mulher sua esposa Catarina, não podia mais ter filhos. Isso criava uma situação preocupante para Henrique VIII, pois sua esposa não poderia mais dar a ele um filho homem, sucessor do trono, onde o rei da Espanha e imperador do Sacro Império, Carlos V, um dos pretendestes ao trono. Logo, Henrique VIII falou com o papa para que fizesse o divorcio com sua esposa para que pudesse se casar com Ana Bolena. O papa se negou, porque iria contra o que a igreja prega. Logo, o rei Henrique VIII, anulou por si mesmo o próprio casamente e se casou com Ana Bolena. Henrique VIII, excomungado pelo papa, criou o Ato de Supremacia, fundando uma igreja nacional, onde ele era o chefe. Confiscou os bens da igreja na Inglaterra, e distribuiu para os pequenos e médios proprietários de terram alcançando uma boa base de apoio para a nova ideia religiosa.
A reforma e a Contrarreforma da Igreja
A contrarreforma foi um ato da igreja de lutar contra as reformas que ameaçavam os costumes católicos tradicionais. As seguintes ações foram tomadas:
1- Criação de Jesuítas, que era padres a serviço do padre que recebiam ordens dele sem questionar. Geralmente eram responsáveis pela propagação do da religião em busca de novos fiéis, como por exemplo disso, muitos jesuítas vieram para impor a religião católico para os indígenas nas Américas.
2- A reativação da inquisição, que era um setor da igreja que buscavam os hereges, onde após torturá-los para confessarem sua heresia, e os excomungavam ou queimavam em praça pública para mostrar a todos o que acontecia com hereges.
Junto a todas essas reformas acontecendo, a igreja católica via a necessidade de fazer alguma coisa a respeito. Logo fizeram a própria reforma para se adaptarem ao novo mundo. Chamado Concílio de Trento, foi o ato de reformar a igreja, os dogmas, a salvação por meio das obras, a unidade do casamento, o celibato clerical foram tudo mantidos. Porém, foram dados idade mínimas e escolas eclesiásticas para preparar as pessoas escolhidas pela igreja, para os cargos eclesiásticos e o acumulo de bispados e paróquias foi proibido, juntamente com a venda de indulgências e a elaboração do catecismo.
Universo Histórico
...
Então, o que achou de nossa aula? Tem alguma dúvida ou sugestão? entre em contato através do quadro abaixo ou pelo chat do site, assim facilita a comunicação entre você e a gente. Agradecemos, e bons estudos!!!