Idade moderna

A Idade Moderna vai de 1453 D.C com a queda do império romano do oriente até 1789 D.C com a Revolução Francesa. A passagem da idade média para a moderna não ocorreu instantaneamente. Foi um período de transição que, aos poucos, foi se tornando na nova idade. A transição implica em uma série de características que ocorreram ao longo to tempo ais quais vamos falar como o Absolutismo. mercantilismo, reformas religiosas, renascimento cultural e a implantação das ideias capitalistas. Posteriormente, com essas características já bem fixadas, teremos a revolução industrial juntamente com a revolta dos proletariados e que dão as primeiras ideias do socialismo
Absolutismo
Primeiramente você deve entender uma coisa. O aumento na influência da burguesia nas cidades já era tanta a ponto de se comparar a nobreza, onde está se via perdendo força. Logo, se propôs uma centralização do poder, impondo um poder absoluto ao rei, para que assim, a nobreza pudesse manter seus privilégios também. Além disso, a tributação sobre a comercialização crescente era uma tática para enriquecer também o poder econômico real. Logo, guiado pela força do exército da nobreza, impostos no comércio e leis fixas que valiam por toda a nação, foi imposto o absolutismo. Consequentemente dando inicio as monarquias nacionais (o absolutismo na França, Inglaterra e Alemanha já foi discutido na aula anterior, então pularemos essa parte aqui).

Mercantilismo

Você deve levar em conta que a imposição do absolutismo só foi bem aceito pelos burgueses porque implicaria numa maior liberdade comercial, pois o poder da igreja iria ser reduzido facilitando o comércio. Com isso, para um maior enriquecimento dos reis, surgiu a ideia de investimento e expansão comercial, o que consequentemente deu início as grandes navegações em busca de novas terras. Com o posterior descobrimento de novas terras os impostos seriam melhores para o rei, porém enriqueceria também a parte que faz o comércio efetivo, ou seja, os burgueses. Com isso, como uma faca de dois gumes, ao mesmo tempo que os reis enriquecem, os burgueses se tornam tão influentes que posteriormente terão forças para derrubar o absolutismo (com os investimentos para as expedições, foi "descoberta" as terras do continente americano, o qual iremos falar na parte II do curso).
As Reformas Protestantes

Influenciados pelo Iluminismo, muitos começaram a questionar ideias e dogmas da igreja católica da época. Um deles era Martinho Lutero, onde questionava os costumes da igreja como a grande riqueza que ela detinha, a salvação dada por ela a partir da venda de indulgências ( documentos que a pessoa compra em troca de perdão), cargos eclesiástico para pessoas inadequadas ao cargo, entre outros. Criou um documento com 95 teses criticando a igreja. Considerado como herege foi perseguido, porém escondido de apoiadores da nobreza que eram adeptos as suas criticas. Neste tempo, ele traduziu a bíblia do latim para o alemão, possibilitando que todos pudessem ler e ter livre interpretação. Juntamente a isso, o povo começou a apoiá-lo também, principalmente devido a ideia da salvação por meio da fé que Lutero tinha, e não da venda de indulgência que a igreja pregava, começando ai uma guerra civil de religiões. Com o tempo, a nova ramificação católica foi aceita, a religião protestante de Lutero, sendo que as nações tinham livre arbítrio para escolherem qual tipo de religião seria a oficial de cada lugar. Esse processo ficou conhecido como Segundo Cisma da Igreja. Juntamente a isso, com o tempo ocorreram outras reformas ais quais eremos falar mais detalhadamente na próxima aula (lembrando que esta aula falaremos apenas das principais características de transição entre Idade Média e Idade Moderna).
Iluminismo

A influência cultural foi um dos marcos mais importantes para o desenvolvimento moderno, pois possibilitou diversas coisas, inclusive a própria revolução industrial.
Primeiramente, tudo começou com o Renascimento Cultural, que se originou a partir do crescimento das cidades e o mundo burguês. O renascimento se baseava uma continuação com mais intensidade ao antigo humanismo clássico de Roma, baseado na razão e valorização do homem. Por isso o nome renascimento, tendo a ideia de que a idade média foi a idade das trevas o qual se apagou a luz do humanismo romano e que agora foi restaurado com o renascimento e como Roma tem origem na Itália, o renascimento foi bem mais forte lá.
A primeira característica básica do renascimento é a negação do teocentrismo medieval, pois o renascimento acredita na capacidade criadora do homem. Com isso, motivou a valorização da razão e ciência, que com o tempo, motivou a criação de máquinas que foram fundamentais para a revolução industrial como máquinas a vapor, que mudaram drasticamente as formas de produção. A contrarreforma da igreja contra essas novas tendências, fez com que o renascimento amenizasse, porém voltou com o tempo como Iluminismo como a influencia maior de pessoas que valorizavam a ciência e do pensamento liberal dado por Jhon Locke, transferindo q ideia do renascimento.
Essas características são fundamentais para entender o processo de formação do mundo moderno. Nas próxima aula falaremos profundamente sobre cada uma dessas características, dando origem a revolução industrial, juntamente com os proletariados que posteriormente dão origem as primeiras ideias socialistas.
Universo Histórico
...
Então, o que achou de nossa aula? Tem alguma dúvida ou sugestão? entre em contato através do quadro abaixo ou pelo chat do site, assim facilita a comunicação entre você e a gente. Agradecemos, e bons estudos!!!